sábado, 5 de outubro de 2013

(Uberaba) Prefeitura vai adquirir 12 mil chips para implantar em cães

05/10/2013

O intuito é evitar o número de cães errantes nas ruas para prevenir doenças como leishmaniose e raiva e para controle  em caso de abandono do animal.

Sandro Neves
O Centro de Controle de Zoonoses implantará microchips em cães para reduzir o número de animais errantes (cães de rua) nas vias. A Prefeitura vai adquirir 12 mil chips para atender à população de baixa renda no departamento de Zoonoses.

Conforme o diretor da Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, o intuito é evitar o número de cães errantes nas ruas para prevenir doenças como leishmaniose e raiva e para controle  em caso de abandono do animal. Ele conta que, com o registro do animal, será possível identificar o proprietário. “Através do chip, identificação eletrônica, vamos monitorar o cumprimento das leis de guarda e de posse responsável. O próximo passo será nos pet shops e clínicas veterinárias. A implantação do microchip é via subcutânea, funcionando como uma identidade do animal e pode conter, além do cadastro do dono, as vacinas”, ressaltou.
Encontro – Barbosa destaca que, no próximo dia 9, às 10h, haverá reunião com o secretário de Governo, Wellington Cardoso, e o secretário de Saúde, Fahim Sawan, no auditório da Prefeitura de Uberaba. “Será abordada a questão de custo, mas a intenção do secretário de Saúde é trabalhar para proteger a saúde pública. Estarão presentes os donos de pet shops e clínicas veterinárias, então,  vamos esclarecer todas as dúvidas”, revelou.
Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário