quinta-feira, 24 de outubro de 2013

EUA: Biscoitos de origem chinesa terão envenenado perto de 600 cães

24 de Outubro, 2013

A Administração para a Alimentação e Drogas norte-americana (FDA) está a pedir ajuda aos veterinários e donos de animais para desvendar a misteriosa morte de quase 600 cães, por doença súbita. Aparentemente, todos ingeriram biscoitos próprios para animais de estimação vindos da China, mas as causas exactas da morte ainda estão por apurar.
A FDA diz ter recebido relatos de doença de mais de 3600 cães e 10 gatos desde 2007. No total, 580 cães acabaram por morrer poucas horas depois de terem ingerido este tipo de ração, comercializada por várias marcas.

As queixas foram reportadas não só pelos donos dos animais, como também pelos veterinários, que se depararam com os mesmos sintomas repetidas vezes: perda de apetite, vómitos, insuficiência renal e hemorragia gastrointestinal, que resultam numa doença rara ao nível dos rins.

Martine Hartogensis, médica veterinária da FDA, apela agora aos donos de animais com estes sintomas para reportarem todas as informações que possam ajudar a encontrar uma explicação para o alegado envenenamento.

“Trata-se de um dos casos mais misteriosos que já tivemos de investigar”, diz Hartogensis, acrescentando que a investigação tem sido particularmente complicada por não se conseguir identificar o ingrediente que está a afectar os animais, e também porque muitos destes biscoitos são importados.

A isto agrava-se o facto de raramente se fazerem autópsias em animais, por serem muito dispendiosas para os donos.

[última actualização às 13h11]

AP/SOL

http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=88829

Nenhum comentário:

Postar um comentário