terça-feira, 23 de abril de 2013

Corte legal! Legal?


Cientistas propõem legalizar o comércio de chifres de rinocerontes para conter a matança desses bichos. A ideia é promover o corte ‘humanizado’ em animais vivos ou mortos por causas naturais, conta Cássio Leite Vieira na revista CH de abril.
Por: Cássio Leite Vieira

Publicado em 23/04/2013 |


O mercado negro de chifres de rinocerontes cresce e a matança desses animais aumentou assustadoramente: sete animais em 2000; 668, no ano passado. Nessa taxa, em duas décadas, talvez, os rinocerontes estejam extintos. (foto: Geoff York)
Escolha a melhor opção, segundo suas convicções éticas: i) matar um rinoceronte para arrancar-lhe o chifre; ii) mantê-lo vivo e cortar-lhe o chifre, que volta a crescer. Ambas eticamente repugnantes? Bem, a fêmea de rinoceronte branco da imagem provavelmente só está cuidando do filhote porque alguém optou pela segunda alternativa.

A proposta de legalizar o comércio de chifres de rinocerontes é de quatro renomados cientistas. Justificativa: o embargo global de produtos vindos desses animais falhou. E o mercado negro de chifres cresce – 1 kg de chifre chega a R$ 130 mil (1 kg de ouro é R$ 100 mil).

Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário