terça-feira, 15 de outubro de 2013

Estudo: controle de emoções em bonobos é similar ao de crianças

Bonobos que perderam seus pais têm mais dificuldade em controlar as emoções
Foto: Getty Images

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira indica diversas similaridades entre o controle de emoções nos bonobos (Pan paniscus) - um dos primatas mais geneticamente similares a nós - e de crianças humanas. Segundo os cientistas, o estudo pode confirmar que humanos e grandes primatas dividem muitos aspectos de como as emoções atuam.

Zanna Clay e Frans de Waal, da Universidade Emory (EUA), estudaram os animais de um santuário próximo a Kinshasa, na República Democrática do Congo, e apresentaram os resultados na publicação especializada Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Os cientistas observaram vídeos da vida social desses primatas e estudaram como os bonobos manejavam as próprias emoções e as de outros membros da comunidade. Os cientistas descobriram, por exemplo, que os animais, quando ocorria uma agitação - como, por exemplo, ao perderem uma briga -, mostravam mais empatia aos seus companheiros. Os bonobos, nesses casos, ofereciam conforto corporal (como beijos, abraços e toques) àqueles em dificuldade.


Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário