quinta-feira, 17 de outubro de 2013

S. Roque (SP) Ativistas vigiam laboratório que promove testes em animais

17/10/13 | SÃO ROQUE
vejam mais fotos

Manifestantes acreditam que veículos iriam retirar os animais - Adriana Greco/Cortesia


A suspeita de que animais seriam retirados do Instituto Royal como forma de omitir indícios de maus-tratos mobilizou manifestantes na tarde desta quinta-feira. Ativistas estão acampados em frente ao laboratório desde a sexta-feira passada, em protesto por supostos atos de crueldade no uso de animais em testes com produtos farmacêuticos, especialmente cães da raça beagle.

Na tarde desta quinta-feira haveria uma reunião entre os representantes do Instituto, ativistas, advogados e setor de zoonoses da prefeitura de São Roque. Os manifestantes informaram que minutos antes do encontro, souberam que havia chegado na empresa duas Kombis, duas vans e um caminhão que estariam prontos para possivelmente retirar alguns animais do local, na tentativa de eliminar supostas provas de maus-tratos.

De acordo com Adriana Greco, que há uma semana permanece vigiando uma das duas entradas do laboratório, no final da tarde os manifestantes chamaram a polícia após a entrada das vans no local. Segundo ela, os militares vistoriaram os veículos que saíram do instituto com funcionários e nenhum animal foi encontrado. Vigilantes responsáveis pela segurança do laboratório pediram que um carro, onde estaria uma mulher grávida, saísse sem passar pela revista policial. A passagem, no entanto, foi negada e o veículo retornou.

"Se alguma coisa acontecer, os animais são a prova. Enquanto estivermos aqui, saberemos onde eles estão", afirmou Adriana.

Na reunião, só compareçam os representantes da prefeitura e diretores de uma associação protetora dos animais. Já o Instituto Royal enviou uma nota à prefeitura, informando que, por medida de segurança, nenhum representante poderia comparecer ao encontro.

A reportagem entrou em contato com o Instituto, mas não obteve retorno.

Um protesto pelo fim das atividades do laboratório está sendo organizado nas redes sociais. A manifestação está marcada para as 10h deste sábado, em frente ao instituto, que fica no quilômetro 56 da rodovia Raposo Tavares, em São Roque.

O caso

Integrantes da Frente Antivivisseccionista do Brasil afirmam ter provas de que atos de crueldade contra animais são promovidos em testes para produtos farmacêuticos e cosméticos. Eles afirmam terem encontrado restos de cadáveres de animais e sangue nas proximidades do laboratório, que funciona como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e, portanto, receberia dinheiro público.

fonte:
http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/509508/ativistas-vigiam-laboratorio-que-promove-testes-em-animais

Nenhum comentário:

Postar um comentário