terça-feira, 12 de março de 2013

700 cães e gatos são sacrificados por mês em Teresina, alerta técnico


A Prefeitura de Teresina está cometendo um grande equívoco ao tentar controlar a leishmaniose, matando cães. Os técnicos da Prefeitura deveriam saber que quem transmite a doença ao homem é o mosquito, que se prolifera onde há sujeira. Não vemos no texto abaixo nenhuma medida para manter a cidade limpa. Quanto à raiva, há vacina e não há necessidade de matar cães.
João
-------------------------------------------------
700 cães e gatos são sacrificados por mês em Teresina, alerta técnico

Cerca de 700 cães e gatos são sacrificados por mês em Teresina, contaminados por Leishmaniose e raiva, alertou José Pereira, técnico do Centro de Zoonozes. Todos os animais recolhidos são levados para o depósito da prefeitura e para o centro de controle de zoonozes.

Fotos: Evelin Santos/ Cidadeverde.com



"Todos os animais recolhidos são eutanasidados. Eles recebem uma sedação, uma indução anestésica e por fim uma dose letal. A situação é grave, precisamos alertar a sociedade para a vacinação dos animais", afirma o técnico.

Segundo José Pereira, uma reformulação no centro já está sendo estudada pelos gestores. Só em 2013, centenas de cães e gatos já foram vacinados pelo órgão.

Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário