sábado, 3 de agosto de 2013

Audiência discute dia 19 criação de hospital público veterinário no ABC

Iara Voros

Para desafogar os atendimentos realizados nos Centros de Controle de Zoonoses da região e oferecer tratamento especializado aos animais domésticos de pequeno porte, está em discussão a criação de um hospital público veterinário no ABC. Audiência pública para debater o assunto está prevista para 19 de agosto, às 19h, quando será definido o interesse da população e a viabilidade de aplicação do projeto. A iniciativa é encabeçada pelo vereador Roberto Rautenberg (PTB), que já possui aprovação do prefeito Carlos Grana (PT).


Em entrevista ao RDtv, Rautenberg, que é presidente da Comissão Parlamentar de Proteção Animal do ABC, explica que o atendimento no futuro hospital será nos moldes do SUS. Os donos dos animais conveniados ao Sistema Único de Saúde terão atendimento gratuito para o animal doméstico de pequeno porte. O custeio anual para manutenção do hospital, previsto em R$ 6 milhões, será subsidiado por meio do recolhimento de quantias retidas na Eletropaulo e ISS (Imposto Sobre Serviço) bancário.


Segundo o vereador, Santo André fecha antecipadamente um acordo anual para energia pública e, muitas vezes, não é utilizado na totalidade. Sendo assim, cada Prefeitura tem uma quantia retida na Eletropaulo que pode ser resgatada num período de cinco anos. "Estimamos que apenas Santo André tenha direito de resgatar de R$ 3 milhões a 4 milhões, além das outras cidades e, já que não temos verba prevista em orçamento, esses resgates permitem a empreitada", afirma.

Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário