sexta-feira, 2 de agosto de 2013

UFSM: Liminar proíbe uso de animais saudáveis em estudos

UNIVERSIDADE FEDERAL
Liminar proíbe uso de animais saudáveis em estudos
A 1ª Vara Federal de Santa Maria (RS) concedeu liminar para proibir a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) de utilizar animais saudáveis em fins didáticos e experimentais. Em despacho assinado no dia 15 de julho, a juíza federal Gianni Cassol Konzen pediu à Universidade que usasse meios pedagógicos alternativos para substituir os animais. A ação foi ajuizada pelo Movimento Gaúcho de Defesa Animal. Cabe recurso.

‘‘De início, deve-se salientar ser evidente que os animais merecem toda proteção do Estado, impedindo-se que sejam expostos a tratamento cruel e insensível, assegurando-lhes melhores condições de existência, vertente essa que deve sempre ser perseguida como sinal evolutivo da sociedade. A própria Constituição Federal proíbe práticas de crueldade e maus tratos a qualquer animal (art. 225, §6º, inc. VII)’’, anotou.

Leia mais

Um comentário:

  1. Ñão sou a favor de violência de qualquer tipo, inclusive contra animais. Mas será que essa gente lembra como foram testadas todas as aspirinas, analgésicos etc, que consomem? Chega de hipocrisia.

    ResponderExcluir