sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Guarujá realiza Campanha de castração de animais domésticos na Serra do Guararu

09 de agosto de 2013
Guarujá realiza Campanha de castração de animais domésticos na Serra do Guararu
O objetivo é a preservação de ninhos de aves e animais silvestres na Região

Assessoria de Comunicação

O pátio da Escola Bom Jardim, situada no Sitio São Pedro, na Estrada Guarujá-Bertioga, foi o cenário de uma ação diferenciada de castração de animais. No último sábado (3), um grupo de colaboradores do Sítio São Pedro realizou uma atividade que visa proteger a fauna naquela região: a castração de cães e gatos que estavam adquirindo hábitos selvagens, invadindo a área de Mata Atlântica e atacando ninhos, aves e pequenos animais como esquilos, saruês e outros de pequeno porte, desequilibrando o ecossistema numa Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Guararu.

Gatos e cachorros que viviam nas casas e loteamentos na área e que deveriam ser domésticos estão entrando na floresta e caçando os pequenos animais de lá, principalmente as aves e os filhotes de esquilo “Os gatos são os que mais dão trabalho, estão usando até a cauda para encurralar as suas presas”, diz a bióloga do Condomínio Sítio São Pedro, Maria Gabriela Athayde Rodrigues, uma das coordenadoras do projeto.

Ela explica que o projeto foca na castração destes animais evitando que eles se reproduzam, e será dividido em duas etapas. Na primeira, realizada no último sábado, houve a castração dos animais que ainda vivem com seus donos. “Na segunda etapa, ainda sem data marcada, os animais selvagens serão retirados da floresta, castrados e devolvidos ao seu novo habitat, enquanto os filhotes nascidos na mata serão postos para doação através de ONGs que visam a proteção dos animais” explicou a bióloga.


A responsabilidade desta matéria é da prefeitura de Guarujá.
http://www.diariodolitoral.com.br/conteudo/15572-guaruja-realiza-campanha-de-castracao-de-animais-domesticos-na-serra-do-guararu

Nenhum comentário:

Postar um comentário