quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Prefeitura de Jardim extermina cães para combater a leishmaniose

Nota sobre a notícia abaixo: o Prefeito de Jardim (MS) está mal informado sobre a leishmaniose. Não é o cão que transmite a doença ao homem mas sim o mosquito. Cidades como Araçatuba que promoveram extermínios de cães não resolveram o problema da leishmaniose. Medidas simples de higiene são mais efetivas para conter a proliferação do mosquito e da doença. Quanto aos cães que estão doentes (eles são tão vítimas como os humanos), todos devem ser tratados porque há remédios para isto.
Deve-se observar que os testes em cães muitas vezes dão resultados falsos, e assim, cães que não estão doentes são indevidamente sacrificados.
João
----------------------


25/09/2013
Prefeitura diz que sacrifício em animais foi feita por conta da leishmaniose
Graziela Rezende

A Prefeitura Municipal de Jardim, a 233 quilômetros da Capital, após a acusação de que estaria promovendo a "matança" de cachorros de rua, saudáveis e que poderiam ser adotados, encaminhou um ofício informando que a eutanásia foi realizada com autorização, já que os animais estariam doentes e ainda propôs um convênio com ONG´s (Organização Não Governamental) que queiram a adoção.

De acordo com o assessori jurídico da prefeitura, Juliano Miranda, os animais estavam com leishmaniose. O documento diz ainda que, quando realiza o sacrifício em cães que possuem dono, este assina um termo de compromisso e autoriza o procedimento. A Prefeitura comenta que também convocou os responsáveis por uma ONG e falou da parceira, porém o local deve estar regular e com dotação orçamentária para arcar com os custos realização de exames, contratação de funcionários e tratamento de animais.

Denúncia: A matança, conforme a Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil) foi realizada às pressas, para evitar que o procedimento fosse suspenso até que a necessidade do sacrifício fosse constatada.

Ao todo, 13 animais foram sacrificados na semana passada, sendo um dia antecipado “como forma de camuflar a matança”. A comissão afirma, ainda, que a Prefeitura da cidade e Vigilância Sanitária receberam um ofício do Ministério Público para suspender o procedimento, já que foi verificado que os cachorrinhos estavam em perfeitas condições para adoção.

Saiba Mais:
http://www.campograndenews.com.br/cidades/prefeitura-de-jardim-diz-que-eutanasia-de-animais-foram-feitas-com-autorizacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário