segunda-feira, 15 de julho de 2013

Terrorismo contra gatos em manchete de "O Dia"

Seria preconceito contra os gatos ou desinformação? O fato é que o site de O Dia dá uma manchete duvidosa (meia verdade) e preconceituosa contra os gatos e não informa sobre a verdadeira causa da esporotricose . A matéria coloca toda a culpa da esporotricose nos gatos:"A esporotricose é causada pelo fungo Sporothrix Schenckii, transmitido pelo contato com o gato infectado ou com suas fezes".
O pior é que o jornal cai em contradição ao citar um exemplo de pessoa contaminada com esporotricose e que não tem gatos?
O site do jornal deveria informar melhor seus leitores sobre a verdade e deixar de fazer terrorismo contra os gatos. A esporotricose é uma infecção fúngica granulomatosa crônica, subcutânea ou sistêmica, causada pelo fungo Sporothrix schenckii, que afeta principalmente homens e animais, em especial os gatos (mas cães também) . É a mais frequente das micoses subcutâneas, com distribuição cosmopolita, de importância e prevalência variável em cada país. O Sporothrix schenckii, fungo dimórfico e sapróbio na natureza, cresce em solos e vegetações. Por essa característica, trata-se de uma doença relacionada com certas profissões como florista, jardineiro, fazendeiros, caçadores, veterinários.
João
--------------------------------

Vejam a notícia tendenciosa de O Dia abaixo:
Doença transmitida por gato afeta a Baixada Fluminense
Esporotricose, que começa como caroço avermelhado, tem cura difícil e se espalha pelo corpo

O DIA
Rio - Um alerta da Fiocruz para quem tem contato com gatos: os casos de esporotricose, doença transmitida por animais infectados, vêm crescendo no Rio, principalmente na Baixada Fluminense. Segundo a infectologista Mônica Lima Bastos, da fundação, o sinal mais comum é um pequeno caroço avermelhado, que evolui para ferida grande, não cicatriza, cresce e se espalha.

Dados da Fiocruz indicam que de 1997 a 2007 foram registrados 1.848 episódios da doença. Já entre 2008 e 2011, período mais recente analisado, o número subiu para 2.340. Isto significa que, somente nos últimos quatro anos pesquisados, os registros já subiram 26,6% em relação à década anterior.

leia aqui o texto completo de "O Dia"

Um comentário:

  1. João,

    Fiquei revoltada tb e isso acaba com meu trablaho GRATUITO de orientação sobre a doença.
    Muitas pessoas do Brasil todo e até exterior (nem eu mesma acreditei) me procuram.

    E pior muitos site copiaram o texto infame do jornal...

    Estarei publicando replica no facebook e outros canais.

    Abraço, Rosely Bastos
    www.sosfelinos.org.br

    ResponderExcluir