terça-feira, 14 de maio de 2013

Idaf confirma contaminação de seis animais da PM por bactéria


Outras oito propriedades rurais com animais que tiveram contato com os infectados foram interditadas no Estado
 
Lívia Francez
13/05/2013

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) confirmou a contaminação por mormo (doença infecciosa que ataca primariamente cavalos, asnos e mulas, podendo também ser contraída por outros animais, tais como cachorros, gatos, bodes e inclusive o homem) de seis animais do Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar. O regimento está interditado e os animais que tiveram a contaminação comprovada por exames laboratoriais feitos no Ministério da Agricultura devem ser sacrificados, em data ainda não definida. A doença é incurável.
O mormo, além de contagioso entre equinos, é transmissível a seres humanos – embora ainda não tenha sido registrado nenhum caso de contaminação de humanos no Brasil. Além do Regimento, também foram interditadas outras oito propriedades que tiveram contato com os animais contaminados nos municípios de Cariacica, Serra, Vila Velha, Fundão e Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado).

A orientação em casos mormo é o sacrifício do animal infectado, a Instrução Normativa do Ministério da Agricultura nº 24, de 2004, a Lei Estadual nº 5.736 e o Decreto-N nº 4.495, o que vai ser feito no caso dos equinos do Regimento.

O policiamento ostensivo com o auxílio de cavalos foi substituído pelo motorizado e à pé por conta da interdição do Regimento. Os outros 121 animais do regimento, mesmo não apresentando sintomas, passaram por exames que devem ter resultado divulgado em 30 dias. Somente após o período o policiamento com o cavalos vai ser retomado.
Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário