quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Tartarugas precisam de resgate no Tocantins por causa da seca

Milhares de animais estão em um lago que secou por falta de chuva. Cerca de 5 mil tartarugas ainda precisam ser salvas.
Postada em: 01/10/2013
Cerca de 1500 tartarugas foram resgatadas nesta terça-feira (1º) em Formoso do Araguaia, no sul do Tocantins. Os animais estavam em um lugar conhecido como Lagoão, onde desagua o rio Formoso, mas que por causa da seca se tornou uma poça de lama. Representantes do Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) estiveram no local para realizar o resgate. Eles acreditam que no lugar cerca de cinco mil tartarugas ainda precisam ser salvas. O trabalho deve continuar nos próximos três dias.

No último sábado (28), o fazendeiro João Júnior Alves Guimarães que possui propriedade perto do Lagoão foi ao Ministério Público Estadual, ao Naturatins e ao Ibama fazer uma denúncia sobre a situação do lugar. Ele disse que mora na região há mais de 30 anos e que nunca tinha visto a água baixar tanto. "Todos os anos, na época da estiagem a água baixa, mas não a ponto de secar como agora."

O arquiteto Luciano Sbroglia, amigo do fazendeiro, foi ao local no sábado e fez um vídeo que deu embasamento à denúncia. Ele disse que ficou impressionado com a quantidade de tartarugas, peixes e arraias mortas por causa da seca. "São incontáveis, por isso tomamos a decisão de registrar e fazer a denúncia", argumentou. De acordo com Sbroglia normalmente o Lagoão chega a medir 150 alqueires, o que equivale a cerca de 960 campos de futebol, mas que hoje só resta lama em um pequeno espaço.

Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário