quarta-feira, 15 de maio de 2013

Sorocaba: Pannunzio anuncia avanços na questão da defesa dos direitos dos animais


15/5/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio recebeu na tarde desta terça-feira (dia 14) um grupo de representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) de Proteção Animal em seu gabinete, no sexto andar do Palácio dos Tropeiros. Na ocasião, Pannunzio assinou o decreto nº 20.588, de 14/05/2013, que nomeia os membros do Comitê Municipal dos Direitos dos Animais de Sorocaba (CMDA), e anunciou a criação de um setor de Bem-Estar Animal, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

"Assumi um compromisso com vocês na época da campanha eleitoral e pretendo dar sequência a isso. O primeiro passo está sendo dado com esse decreto que nomeia os integrantes do comitê. Na sequência, vocês terão um espaço neste governo municipal, com a criação de uma Seção do Bem-Estar Animal na Secretaria do Meio Ambiente, assim que for aprovado o projeto de lei da reforma administrativa que será enviado à Câmara Municipal nos próximos dias", destacou Pannunzio.

De acordo com Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente, essa nova seção trabalhará junto com o comitê, para verificar as necessidades das ONGs, reunir dados, fazer convênios, entre outras questões. "Ficamos muito felizes com essa inovação, será uma responsabilidade muito grande, mas acredito que com a ajuda de todos tenho certeza que teremos suporte suficiente para realizarmos ações nessa área", ressaltou.

Para João Donizeti Silvestre, ex-vereador de Sorocaba ligado à causa, esse é uma avanço muito importante. "Esse está sendo um passo histórico muito importante, selando uma parceria com o poder público para a elaboração de políticas públicas a essa questão", elogiou.

Luciana Costa, protetora independente e integrante do comitê, elogiou a atitude do prefeito. "Esse é um avanço, não há como negar, tanto o prefeito quanto os secretários da Saúde e do Meio Ambiente estão abrindo as portas para nós e estamos com expectativas positivas", comentou.

Sobre o CMDA

 Vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o comitê foi criado a partir do decreto nº 19.924, de 25/04/2012, e tem como objetivo, estudar e colocar em prática medidas de proteção e defesa dos animais, associadas à responsabilidade social em saúde pública. "A partir de agora vamos analisar como esse comitê vai evoluir para então se criar um conselho municipal que se discuta problemas e encaminhe soluções", explicou Pannunzio.

Entre os integrantes do comitê foram nomeados representantes da Secretaria do Meio Ambiente, Seção de Controle de Zoonoses, Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal, Secretaria da Educação, Conselho Municipal da Saúde, Universidade de Sorocaba (Uniso), Instituto Cahon, Acesa, Coesão Poética, Associação Adote Sorocaba, Polícia Ambiental, Polícia Militar, Delegacia dos Animais e Corpo do Bombeiros.

http://www.sorocabafacil.com.br/noticias/pannunzio-anuncia-avancos-na-questao-da-defesa-dos-direitos-dos-animais-5794

Nenhum comentário:

Postar um comentário