segunda-feira, 13 de maio de 2013

Projeto quer que cães e gatos possam ser enterrados em cemitérios públicos de São Paulo


Prioridade serão para os 'animais domésticos da família do concessionário da campa ou jazigo'
13/05/2013 |
Foto: Divulgação

Cemitério de Animais


Fonte: ANDA por Rafaela Pietra


Tramita na Câmara Municipal de São Paulo um projeto de lei que permite o enterro de cães e gatos em cemitérios públicos da capital. O projeto de lei, protocolado na última quarta-feira, 8, diz que terão prioridade os “animais domésticos da família do concessionário da campa ou jazigo”.

A proposta, publicada no “Diário Oficial”  é dos vereadores Ricardo Tripoli (PV) e Antonio Goulart (PSD). Eles afirmam que os animais são hoje “membros das famílias humanas”. Além do “extremo sofrimento da perda” quando eles morrem, “as pessoas se desesperam sem saber para onde destinar o cadáver”. Cemitérios de animais cobrariam “altíssimas taxas”, isso quando são de conhecimento do tutor que perdeu seu animal doméstico.

Uma pesquisa recente feita com a participação de 200 pessoas, revelou que 89% delas gostariam de ser enterradas junto aos seus animais. A medida visa trazer alguma tranquilidade à família em um momento difícil, já que cemitérios para animais são, normalmente, distantes da capital e cobram preços altos pelo serviço.


Segundo o vereador Tripoli, a população merece que seus animais sejam tratados com dignidade, mesmo após a morte. “Se já consegui até mesmo um hospital público veterinário para cães e gatos, o primeiro do país, e estamos em fase de implantar o segundo, na Zona Norte, por que não ousar novamente? Está na hora de abrirmos essa discussão sobre os cemitérios, chamar as autoridades, ONGs, protetores, todas as pessoas que amam e respeitam os animais”, observa o vereador.

Tripoli acrescenta que pretende também lutar pela implantação de cemitérios públicos para animais domésticos, instituídos pela lei 10.714/88, do então prefeito Janio Quadros.

A assessoria de imprensa do gabinete do vereador Roberto Tripoli explica que caberá ao Serviço Funerário definir a forma de sepultamento dos animais, mas reafirma que não devem ocorrer impactos ambientais já que os cemitérios são devidamente licenciados e possuem estrutura para o isolamento de cadáveres.

http://www.rac.com.br/_conteudo/2013/05/especial/bichos_e_pets/58559-projeto-quer-que-caes-e-gatos-possam-ser-enterrados-em-cemiterios-publicos-de-sao-paulo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário