segunda-feira, 20 de maio de 2013

Tailândia luta contra tráfico de cães para a gastronomia vietnamita


Por O Globo | Agência O Globo –
RIO - O governo da Tailândia está batalhando contra o roubo de cachorros de estimação que são levados para o Vietnã e usados na gastronomia. Em reportagem do "Global Post", autoridades mostram a crueldade dos raptores, que colocam dezenas de animais em gaiolas e pagam propina para fiscais de fronteira para deixar o país pelo Laos. Muitos deles morrem pelo caminho ou sofrem de desidratação, subnutrição e fraturas nos ossos.
Segundo a denúncia, mais de 1 milhão de cachorros são comidos no norte do Vietnã por ano, que recebe cerca de 200 mil animais da máfia no mesmo período. As províncias tailandesas que mais sofrem com o roubo e tráfico de cães são Nong Khai, Bueng Kan, Nakhon Phanom e Mukdahan.
Tuan Bendixsen, diretor da Fundação pelos Animais da Ásia no Vietnã, disse ao "Global Post" que há restaurantes onde os clientes podem escolher o cachorro que será cozido. Ele lembra que o uso dos animais na gastronomia é uma polêmica cultural, mas defende que os cães poderiam receber um melhor tratamento antes de serem sacrificados.
Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário