segunda-feira, 14 de maio de 2012

UFSM- RS: Mais violações descobertas na área de experimentos com animais

fonte: http://contatoanimal.blogspot.com.br/2012/05/
Pedimos a todos que, mesmo à distância, estejam dispostos a colaborar, enviando mensagens de protesto. Instruções logo abaixo.

Nesta segunda-feira, outra manifestação será realizada em frente da Reitoria


Diga não à vivissecção

UFSM Universidade de Santa Maria - RS - Mais violações descobertas na área de experimentos coma animais



Ao que tudo leva a crer, a organização da sociedade e o movimento de conscientização que, durante 3 meses precedeu a realização da II Manifestação Nacional Anti Vivissecção, no último dia 28 de abril, abriu as portas para que toda uma série de denúncias começassem a vir a público.

Ainda sob o impacto das revelações sobre os inadmissíveis abusos e violações cometidos na UNISA, eis que as denúncias sobre a Universidade de Santa Maria, no RS, invadiram as páginas dos jornais brasileiros.
O primeiro a dar à sociedade conhecimento dos fatos foi o jornal Zero Hora
Para que todos se mantenham conscientes do que ainda acontece Brasil afora, nos "bastidores das academias" de terceira categoria, segue aqui o link em questão:.
 http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/05/experimentos-com-animais-revoltam-alunos-da-universidade-federal-de-santa-maria-3753990.html
A matéria, que recebeu o título de "Experimentos com animais revoltam alunos da Universidade Federal de Santa Maria", revela como um de seus estudantes, amparado por seu "orientador", removia parte das mandíbulas e maxilares de cães para implantação de placas de titânio.
Além da evidente inutilidade do "procedimento", objeto de "pesquisa" de um doutorando da Pós-Graduação de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) , fotos enviadas à midia evidenciaram os flagrantes maus tratos dos inúmeros cães submetidos.
E, como não podia deixar de ser, tanto a coordenação da pós-graduação em Medicina Veterinária quanto a direção do Hospital Veterinário e a reitoria da UFSM não tinham conhecimento dos desdobramentos da pesquisa sobre câncer de boca em cães.
Trata-se do já clássico "eu não sabia de nada" ....



Desde que se teve ciência do que ocorre na universidade, as manifestações de ativistas tem sido incessantes. Houve um primeiro dia de protestos em frente à faculdade, onde mais de 4 mil assinaturas foram recolhidas pelos organizadores do ato.
Algumas imagens podem ser visualizadas em:
 http://www.facebook.com/photo.php?fbid=290133091079648&set=a.290086737750950.67613.100002488772852&type=1&theater

A acreditar na veracidade do que foi informado, o MPF já estaria envolvido na apuração das responsabilidades:
 http://direitosdosanimaisemeioambiente.blogspot.com.br/2012/05/maus-tratos-de-caes-na-universidade.html

Ainda segundo notícias da imprensa, também o IBAMA já teria se comprometido com a averiguação e apuração de responsabilidades do ocorrido:
 http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/dsm/19,18,3755442,Ibama-deve-notificar-a-UFSM-em-caso-de-pesquisa-com-caes.html

Novo ato, neste mesmo sentido, está programado para amanhã, 2a feira, como neste momento antecipado na midia especializada:
 http://direitosdosanimaisemeioambiente.blogspot.com.br/2012/05/ongs-fazem-protestos-contra-pesquisa-da.html?spref=fb

Estamos acompanhando o passo deste descalabro através da Luciana Camillo, nossa organizadora da Manifestação Anti Vivissecção em Santa Maria em 28 de abril, diretamente envolvida nos atos de protesto e providências tomadas no cidade com relação a mais esta infâmia, da qual todos os responsáveis tentam agora se eximir de responsabilidade.

Por sua solicitação, pedimos a todos que, mesmo à distância, estejam dispostos a colaborar, seguindo a orientação do pedido que ela nos transmitiu:

-envio de e-mails (educados) para os seguintes destinatários:
Reitor: Prof. Felipe Martins Muller
e-mail do gabinete:  gabinete.ufsm@gmail.com
Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA)
 concea@mct.gov.br
Ministério de Ciência e Tecnologia
 webascom@mct.gov.br

Em função, não apenas desta, como da situação jurídica que afeta todos os animais no Brasil, especialmente no âmbito da experimentação animal, peço a todos que quiserem DE FATO tentar nos aproximar um pouco mais de um código penal que abra espaço para o entendimento abolicionista dos direitos dos animais, que escrevam para o link do Senado especificamente destinado às sugestões sobre o atual código penal brasileiro, para o que uma comissão de juristas vem se reunindo desde o último dia 07 de maio.
Entre no link abaixo e, por favor, exija que os animais passem a ter o estatuto jurídico de SUJEITOS, com direito à proteção legal idêntica conferida aos humanos:
 http://www.senado.gov.br/senado/alosenado/codigo_penal.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário