sábado, 6 de abril de 2013

(RN) Cães e gatos vítimas de abandono lotam Centro de Zoonoses de Natal


NORDESTE // ABANDO DE ANIMAIS
Publicado em 06.04.2013,



Em apenas três meses o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) chegou a recolher 809 animais, dos quais 709 foram diagnosticados com zoonoses e 100 destinados a adoção.
Fotos: Kívia Soares/NE10 RN

Kívia Soares
Do NE10/Rio Grande do Norte
Nem mesmo a fama de melhor amigo do homem é capaz de livrar os cães do abandono, um problema que afeta a maioria das grandes cidades do País. Os animais deixados nas ruas ficam sujeitos a maus-tratos e podem ser tornar vetores de zoonoses, e o motivo muitas vezes é causado pela posse irresponsável dos donos. Em Natal (RN), somente de janeiro a março deste ano, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) chegou a recolher 809 animais deixados nas ruas da cidade ou até mesmo na porta do centro.

Os riscos dessa prática não são apenas para os animais, mas também para a população que corre o risco de contrair enfermidades simples na pele e verminoses, além de doenças mais severas como a leishmaniose (calazar), hepatite ou raiva. Outro fator é o risco de acidentes de trânsito. Segundo explica o diretor do CCZ Natal, Alessandre Medeiros, os cães são abandonados e recolhidos, na maioria das vezes, quando ficam doentes ou quando a família por algum motivo não pode mais criá-los.

Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário