domingo, 14 de abril de 2013

Matança inútil de capivaras em Campinas: parque vai ser reaberto com risco


Nota sobre a notícia abaixo: a matança de capivaras no Lago do Café foi um crime ambiental desnecessário. Agora a Prefeitura de Campinas entendeu que com ou sem capivara, a proliferação do carrapato no Lago do Café continua e é o carrapato que transmite a doença ao homem. O local ainda está infestado de carrapatos. Agora, irresponsavelmente a Prefeitura de Campinas vai reabrir o Parque mesmo sabendo que a área é um local de risco e que pessoas podem morrer pela febre maculosa. A Prefeitura de Campinas será responsável se alguma pessoa morrer de febre maculosa por picada de carrapato no Lago do Café.
João
------------------------------------------------------

Com atraso e alertas sobre risco de carrapato, Lago do Café será reaberto
Placas vão ser instaladas no local proibindo as pessoas de pisar na grama.
Vigilância em Saúde afirma que risco zero do parasita é impossível.

Marcello Carvalho
Do G1 Campinas e Região

Lago do Café ainda tem risco
de carrapato-estrela (Foto: Marcello Carvalho/G1)

Fechado desde 2008 após as mortes de três funcionários contaminados por febre maculosa transmitida pelo carrapato estrela, o Lago do Café, no Parque Taquaral, emCampinas (SP), deve ser reaberto até o final do mês.  Após muitos atrasos para a limpeza do parque e o polêmico abate de 20 capivaras, que são hospedeiras primárias do carrapato, a área de lazer vai estar disponível para a população na última semana de abril, mas os visitantes deverão ficar em alerta com a presença e o risco iminente do parasita.
“O risco foi minimizado, mas a população deve se proteger, o ciclo do carrapato é longo e o parque vai ser reaberto, mas com alerta para a população”, disse a médica veterinária da Vigilância em Saúde, Andrea Von Zuben. Segundo ela, os frequentadores do parque devem ficar atentos para não pisar na grama e não entrar no lago e na mata, porque são nesses locais que existem o risco do carrapato.
Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário