segunda-feira, 22 de abril de 2013

REVOLTA: Vereador de Valinhos quer incluir rodeio em calendário da cidade e gera revolta


Festa do Peão de Boiadeiro é criticado por defensores de animais
22/04/2013 |
Foto: Divulgação

Rodeio


Com informações de Notícia Animal / Juliana Castro com edição e de Bianca Pissardo, Bichos e Pets



A sessão legislativa ocorrida em 16/04, na Câmara Municipal de Valinhos, interior do Estado de São Paulo, preocupou os ativistas que atuam em defesa dos direitos dos animais.


Durante o encontro, o vereador Rodrigo Toloi (PT) apresentou uma moção destinada ao prefeito Clayton Machado (PSBD) solicitando para que a Secretaria de Cultura inclua no calendário municipal a Festa do Peão de Boiadeiro. Este modelo de festival é duramente criticado pelos defensores de animais que alegam que as provas causam estresse físico e mental, além de abuso, ferimentos, mutilação e transtornos psicológicos nos animais participantes.

Embora a moção represente unicamente um ensejo do parlamentar ao chefe do Poder Executivo, sem aplicabilidade imediata efetiva, a aprovação do documento em plenário coloca em xeque o posicionamento da Câmara Municipal sobre a questão.

Quem é contra e quem é a favor do rodeio
A moção foi aprovada por 11 dos 13 parlamentares que compõem a Casa de Leis, sendo que apenas os vereadores César Rocha (PV) e Dr. Pedro Damiano (PR) votaram contrários ao pedido de Toloi.

Na manhã da última sexta-feira, 19, a Organização de Proteção Animal (OPA) publicou uma nota de repúdio aos vereadores que se posicionaram favoráveis a moção.

"Enquanto tantas outras cidades se direcionam em favor dos Direitos Animais, a nossa, vergonhosamente dá um passo para trás. Permitindo a exploração Animal em nome de atividades capitalistas e cruéis! Atividades que visam apenas lucros e desvalorizam a promoção da vida e o bem estar das criaturas", reforça a nota pública da ONG.

A entidade encoraja os ativistas a unirem-se neste repúdio a moção em carta escrita ao prefeito Clayton Machado (gabinetedoprefeito@valinhos.sp.gov.br), bem como ao autor da moção, vereador Rodrigo Toloi (vereadortoloi@camaravalinhos.sp.gov.br).

"Você também pode e deve se indignar, e se manifestar contra esse atentado a vida e ao respeito aos animais", enfatiza a ONG.

Manifestação 'Valinhos não quer rodeios'
A Ong OPA ainda organiza uma manifestação na Câmara Municipal de Valinhos no próximo dia 30 de abril, terça da semana que vem, que visa barrar a decisão de volta de rodeios na cidade.

Na FanPage da Organização não Governamental, é possível ver as normas como tamanhos de faixa e outras instruções como:

-Animais não deverão ser levados à manifestação;

-Sugerimos a utilização de camisetas de cor vermelha para representar o sofrimento e morte que tais eventos propiciam;

- Os manifestantes deverão levar sacolinhas para a coleta do lixo;

- Os manifestantes poderão levar cartazes e faixas com as seguintes frases - 'Valinhos não quer rodeios' , 'Rodeio é um crime cruel contra animais', 'Não queremos sangue em nossa cidade', 'Crimes contra animais devem ser punidos com rigor', e outras parecidas;

- Frases ofensivas e que incitam a violência não serão permitidas;

- As faixas deverão ter no máximo 2m de largura;

Horário: todos os manifestantes deverão estar presentes às 18h30 em frente a Câmara Municipal de Valinhos para uma manifestação pacífica, porém, democrática e em favor dos animais.

http://www.rac.com.br/_conteudo/2013/04/especial/bichos_e_pets/51391-vereador-de-valinhos-quer-incluir-rodeio-em-calendario-da-cidade-e-gera-revolta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário