segunda-feira, 3 de junho de 2013

Ação Urgente: cavalos explorados em São Lourenço (MG)

Vamos escrever para o Ministério Público de Minas Gerais e a imprensa sobre o ocorrido com cavalo que acabou de morrer de exaustão em São Lourenço?
Escrever para:
ouvidoria@mp.mg.gov.br,
caoma@mp.mg.gov.br,
fauna@mp.mg.gov.br,
nucleorp@ouvidoriageral.mg.gov.br,
prefeito@saolourenco.mg.gov.br,
patricialessa@saolourenco.mg.gov.br,
meioambiente@tiradentes.mg.gov.br,
dep.fred.costa@almg.gov.br,
rasantiago3@yahoo.com.br,
ciapmmamb-bh@pmmg.mg.gov.br,
mgtv@redeglobo.com.br,
opiniao.em@uai.com.br,
jornalismo@uai.com.br,
JORNALISMOBH@band.com.br,
jornalismo@oglobo.com.br,
tvrecord@rederecord.com.br,
veja@abril.com.br,
imprensa@cnbb.org.br,
contato@cocsaolourenco.com.br,
secretaria@victorhugo.edu.br,
pedagogia@faculdadesaolourenco.com.br,
diretoria.geral@faculdadesaolourenco.com.br,
reservas@hoteissaolourenco-mg.com.br

Título à sua livre escolha:
Carta MODELO
Ref: cavalos explorados nas ruas de São Lourenço, MG

Prezados Senhores,
Sr. José Sacido Barcia Neto, Prefeito da Cidade de São Lourenço,

" Conhecer São Lourenço é mais que viajar e desfrutar da hospitalidade mineira. é aprender a viver, cultivar a saúde, reciclar e purificar o corpo. O município é um dos menores de Minas, mas a fama de suas águas medicinais alcança o mundo. Visitá-lo é uma ótima oportunidade para relaxar."

- Esta divulgação é incorreta e enganosa, pois o que está circulando nas redes sociais é a recente morte de cavalos por completa exaustão.
http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2013/06/exaustao-pode-ter-motivado-morte-de-cavalo-que-puxava-charrete.html

"SÃO LOURENÇO CONTA COM UMA BOA INFRAESTRUTURA:
LIMPEZA EFICAZ , COMÉRCIO FORTE , PRINCIPALMENTE EM TORNO DO TURISMO , ESTÁTUAS E MONUMENTOS PRESERVADOS "

FALSO. Não se pode enquadrar animais na categoria "estátuas" ou "monumentos materiais".
A realidade dos cavalos explorados até a exaustão em São Lourenço é bem outra, todos sabemos. Maltratados, submetidos a cargas absurdas, em regime de trabalho forçado incompatível com as possibilidades da espécie.

Em primeiríssimo lugar, causa espanto e repugnância que a cidade permita que uma atividade como a exploração de cavalos até a sua exaustão como é o caso em sua cidade __ em nítida VIOLAÇÃO dos princípios constitucionais que atestam inequivocamente a responsabilidade do Estado na tutela dos animais (vide artigo 225, parágrafo 1o, inciso VII, da Constituição) __ seja livremente consentida no seu município.

Lembro ao Ministério Público de Minas Gerais, neste sentido, a representação já feita e protocolada junto ao Ministério Público por Paula Drumond Menicon com relação aos animais explorados como tração em BH e representada por uma advogada antiga na causa animal, a dra. Edna Cardozo Dias, que inclusive participou da elaboração do artigo 32 da lei 9.605.

O conteúdo da referida representação se estende a todo e qualquer município brasileiro onde este tipo de ultraje ainda aconteça.

Exigimos que este tipo de "atividade" __ que NADA tem de de "pitoresca" ou "tradicional" seja imediatamente eliminada e banida por lei.
E exigimos MAIS: queremos SIM o fim da exploração de cavalos e burros como "animais de tração", mas que EXIGIMOS que não sejam enviados para matadouros como "refugo" mas SIM que sejam acolhidos em santuários criados com esta finalidade.

Hoje bem sabemos qual tem sido o destino trágico imposto aos animais explorados, um dia considerados "descartáveis": o DESCARTE e "DESMANCHE" em matadouros de equinos, OUTRA violação consentida e para a qual as autoridades fecham os olhos.
Jamais o abate destes animais considerados "indesejáveis" foi aprovado ou legalizado no Congresso Nacional, tratando-se de uma "iniciativa", por resolução interna, do MAPA, em contradição frontal com o mesmo dispositivo constitucional a que nos referimos acima.

Caberia inclusive ao MP de Minas Gerais fazer cessar as "atividades" do abatedouro Prosperidad, instalado em Minas Gerais, em Araguari.
Em tempos em que o mundo está se unindo em ações sustentáveis de proteção ao Meio Ambiente, providências urgentes precisam ser tomadas.
E atividades obviamente em contradição com a lei deveriam ser ABOLIDAS sumariamente.

Por fim, senhores, peço que analisem as sugestões do link abaixo, feitas pela renomada advogada Elisabete Mello e solicitamos que providências urgentes sejam tomadas, para que a Cidade seja realmente evoluída e admirada turisticamente, seguindo os moldes mundiais de evolução e cuidados com o Meio Ambiente.
http://projetos-de-lei.blogspot.com.br/

Na esperança de que as leis do país possam vir a ser de fato cumpridas num futuro próximo,
Atenciosamente,

(Seu nome)

fonte:
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=548098081903001&set=a.113969841982496.6119.110287839017363&type=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário