quinta-feira, 4 de abril de 2013

(vídeo) Polícia Civil investiga matança de 16 cães e um gato em Morro Agudo, SP


Veterinário suspeita que animais tenham sido envenenados com chumbinho.
Seis cachorros chegaram a ser contaminados, mas sobreviveram.
Do G1 Ribeirão e Franca


A Polícia Civil investiga a morte de ao menos 16 cães e de um gato em Morro Agudo (SP) nesta quinta-feira (4). Para o veterinário que prestou atendimento aos animais, Daniel Benedetti, a principal suspeita é de que eles tenham sido envenenados com um raticida clandestino conhecido como “chumbinho”. Outros seis cachorros foram recolhidos após passarem mal, mas foram medicados e sobreviveram.
Os animais foram encontrados mortos na manhã desta quinta, quando Décio Poiano, presidente da Associação Protetora dos Animais de Morro Agudo (Apama) registrou boletim de ocorrência. “Nos deixa muito revoltados saber que existem pessoas que têm coragem de ter uma atitude dessas. Queremos que isso não volte a acontecer e que os culpados sejam encontrados”, afirmou.

Para Benedetti, que prestou socorro aos animais envenenados, ainda não é possível identificar a substância ingerida pelos cães e gatos, mas a principal hipótese é de que eles tenham consumido chumbinho – produto de venda ilegal sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ao comerem carne contaminada jogada em vias públicas. “Achamos que seja chumbinho pelo estrago que fez, mas não é confirmado ainda”, disse Benedetti. Segundo ele, o veneno provoca hemorragia e parada cardiorrespiratória nos animais tão logo sejam infectados. “É coisa de segundos”, afirmou.

Leia mais e veja o vídeo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário