quarta-feira, 1 de maio de 2013

Campinas: Capivara é vista no Lago do Café na véspera da reabertura


Nota sobre a notícia abaixo: A prefeitura de Campinas diz que retirará a capivara que lá está, mas não informa para onde a levará. O local (Lago do Café) está infestado de carrapatos  e é ele que transmite a febre maculosa para o ser humano. Mesmo que a capivara seja retirada, os carrapatos continuarão lá. A Prefeitura de Campinas será responsável se houver alguma morte no local pela febre maculosa.
João
------------------------------------------------

REVITALIZAÇÃO
Campinas: Capivara é vista no Lago do Café na véspera da reabertura
Parque reabre nesta quarta-feira após quatro anos de interdição por causa do risco de febre maculosa

30/04/2013 - 23h47 | Fabiana Marchezi/Especial para AAN
faleconosco@rac.com.br

Foto: Leandro Ferreira/AAN

Capivara vista pela equipe de reportagem no parque: Prefeitura garante que animal será retirado

Depois de quatro anos fechado por causa do risco de contaminação por febre maculosa, o Lago do Café, em Campinas, reabre hoje ao público. O local foi revitalizado e passa por uma série de cuidados para evitar novas contaminações, mas ainda abriga pelo menos uma capivara. O animal foi visto ontem pelo Correio perto do lago. A capivara é considerada o principal hospedeiro do carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa, e foi o motivo do fechamento do parque, em 2009. Entretanto, ontem, a Prefeitura afirmou que a ocorrência de carrapato no local já é próxima de zero e que o risco de contaminação é mínimo. Mesmo assim, a capivara deve ser retirada do parque nos próximos dias.

De acordo com a Prefeitura, a reabertura do local foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após uma série de exames feitos no parque. A área só pôde ser reaberta mediante restrições. Cerca de 40 placas indicando o perigo foram espalhadas pelo parque. “O público pode frequentar o local tranquilamente. O cuidado com o parque tem sido muito grande, mas é claro que a população deve evitar as áreas de gramado, principalmente perto do lago”, ressaltou o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.

Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário