sábado, 4 de janeiro de 2014

(Limeira-SP) Novo zoológico é alvo de pichações

Novo zoológico é alvo de pichações
Lucas Navarro  05/01/2014    
Ativistas dos direitos dos animais, de Campinas, declararam autoria


No quinto episódio de vandalismo em prédios públicos de Limeira, o alvo desta vez foi o novo zoológico, situado nas dependências do Horto Florestal. A ação teria sido cometida por um grupo de ativistas ligados à defesa e libertação de animais. Pichações com dizeres como: "Libertação e Crueldade", e frases como: "O que esses animais cometeram?", levavam a assinatura da "ALF", sigla em inglês para Frente de Libertação Animal.

A ação dos ativistas teria ocorrido na madrugada de terça para quarta-feira (1º de janeiro), segundo informações do blog "O Grito do Bicho", que divulgou fotos da ação, e uma carta supostamente escrita pelo grupo. Os vândalos seriam de um núcleo de Campinas da ALF, e ainda de acordo com a carta seriam dez pessoas envolvidas na ação.

A área do novo zoo no Horto Florestal passa por adequações desde outubro de 2012, e já custou mais de R$ 5 milhões aos cofres públicos municipais. A estrutura ainda está em fase de adequação e aguarda uma "autorização" para se enquadrar às regras da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), para que possa receber os animais. Enquanto isto ocorre, o local não possui proteção exclusiva - apenas a vigilância que a GCM (Guarda Civil Municipal) realiza em todo o Horto Florestal.

Para o ferramenteiro Júlio Marino, que caminhava ontem pelo Horto Florestal, o ato reflete a demora e má administração municipal em concluir a obra. Já para a dona de casa Marilda Costa de Almeida, ações como essa mancham a imagem da cidade. "Está tudo errado. Desde quem pichou até o prefeito, que está tentando fazer alguma coisa, mas até agora nada", disse.

OUTRO LADO
Por meio de nota, a prefeitura de Limeira ressaltou que o zoológico do Horto Florestal ainda não está em funcionamento, aguardando para isso um parecer da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

A prefeitura ainda diz que tomará todas as medidas cabíveis, visando a identificação dos vândalos, e que o horto possui rondas constantes da GCM. Questionada, a Secretaria de Comunicações não informou se o horto receberá uma proteção especial, após o incidente.

http://www.jlmais.com/detalhes/10382/novo-zoologico-e-alvo-de-pichacoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário