quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Grupos se unem para proibir testes de cosméticos em animais

11.12.2013

Grupos se unem para proibir testes de cosméticos em animais. 19382.jpeg
Grupos se Unem para Proibir Testes de Cosméticos em Animais em prol do Dia Internacional dos Direitos Animais

Helder Constantino
           
São Paulo (9 de dezembro de 2013) - À medida que o Dia Internacional dos Direitos Animais se aproxima, no dia 10 de dezembro, os principais grupos de proteção animal do Brasil se unem para conseguir uma proibição nacional de testes em animais para cosméticos. A campanha Liberte-se da Crueldade lançou uma petição no Avaaz e está pedindo o apoio dos brasileiros para o fim da crueldade dos cosméticos.

A Humane Society International (HSI), a ARCA Brasil, a ProAnima e o Fórum Nacional de Proteção e Defesa dos Animais (FNPDA), lançaram a primeira campanha nacional para proibir a experimentação animal cruel de cosméticos esse ano. Mais de 150 membros do Congresso já assinaram a Declaração Liberte-se da Crueldade. O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) está analisando uma proposta formal da HSI apresentada em Setembro de 2013 pedindo um regulamento para a proibição de todos os testes de cosméticos em animais, e se reunirá no 19 de Fevereiro de 2014. A campanha tem o apoio do legendário Sir Paul McCartney.

Sir Paul McCartney disse: "A verdade nua e crua sobre testes de produtos de beleza em animais é que eles causam  dor e um sofrimento inimaginável. Se todos os cosméticos testados em coelhos ou camundongos tivessem uma foto na embalagem mostrando esses animais com os olhos inchados e a pele inflamada, eu acredito que todos iriam deixar a crueldade na prateleira. Então, vamos defender esses animais indefesos, apoiando a campanha Liberte-se da Crueldade da Humane Society International para acabar com os testes de cosméticos em animais . "

Os testes em animais para cosméticos são proibidos na Europa, Israel e Índia, mas ainda são legais no Brasil, onde o Guia para Avaliação de Segurança de Produtos Cosméticos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) continua a autorizar testes de toxicidade oral, cutânea e ocular dolorosos em coelhos e roedores.

Helder Constantino, gerente da campanha Liberte-se da Crueldade HSI disse: "A verdade sobre muitos de nossos produtos de beleza é que eles já foram testados em animais. Não há nada de bonito em olhos inchados, pele com feridas, lesões nos órgãos internos e morte, mas é o destino chocante dos animais submetidos a testes de cosméticos no Brasil. Sabemos que os consumidores brasileiros querem que esse sofrimento acabe, e o Dia Internacional dos Direitos Animais é a oportunidade perfeita para assinar e compartilhar a nossa petição."

Assine a petição Liberte-se da Crueldade no Avaaz aqui:

http://port.pravda.ru/science/11-12-2013/35813-testes_cosmeticos-0/

Nenhum comentário:

Postar um comentário