domingo, 3 de março de 2013

Capitalistas brasileiros querem lucrar explorando jacarés


Conforme vemos abaixo na reportagem, os capitalistas brasileiros querem ganhar dinheiro com a exploração de jacarés... lamentável, não é mesmo? Até o osso dos jacarés é explorado....
João
------------------------------
03/03/2013
Empresa exportadora de jacaré adota critérios rígidos de conduta ambiental
Mr. Cayman ajudou a tirar animais da lista de ameaçados de extinção. Comercialização dos produtos exóticos só iniciou após 15 anos de estudos.
Carolina Sanches e Waldson Souza
Do G1 AL


Atual criatório e abatedouro de jacarés já atende às
normas ambientais (Foto: Divulgação)

Além de observar todas as obrigações ambientais previstas na legislação, uma empresa em Alagoas contribui para o desenvolvimento da pesquisa sobre uma espécie e seus hábitos. Foi assim que Mr. Cayman ajudou a tirar o jacaré-de-papo-amarelo (Cayman Latirostris) da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, do Ministério do Meio Ambiente.

Por conta disso, somente após 15 anos de estudos a comercialização dos produtos do animal foi autorizada. A empresa teve que comprovar a natalidade regular da espécie através de um trabalho realizado em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O processo foi acompanhado desde o ovo, passando pelas fases de crescimento, engorda e reprodução. No dia 12 de dezembro de 2002, a espécie foi declarada fora da Lista Vermelha de Animais Ameaçados de Extinção, possibilitando o primeiro registro comercial do Brasil.
Mas, mesmo após a liberação para exportar produtos e subprodutos do jacaré-de-papo-amarelo, o trabalho no criatório foi acompanhado por uma fiscalização internacional, para garantir o certificado da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (Cites).O criatório Mr. Cayman já existe há 18 anos, mas só em 2010 o animal começou a ser comercializado. A empresária Cristina Ruffo garante que o negócio nunca sofreu resistência de movimentos contrários ao abate do jacaré e afirma que seus produtos são cobiçados por empresas e clientes de todo o mundo.

Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário