segunda-feira, 6 de maio de 2013

A cada 10 cães apreendidos seis têm coleira, diz Centro de Zoonozes de RO


06/05/2013
Moradora reclama dos acidentes causados por cachorros soltos na rua.
Acidentes com veículos e agressões são problemas causados pelo abandono.
Larissa Matarésio
Do G1 RO


Pelo menos seis, em cada dez animais recolhidos pelo CCZ, possuem dono, mas ficam soltos na rua (Foto: Larissa Matarésio/G1)

De cada dez cães recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), de Porto Velho, seis possuem coleira, por dia são recolhidos em média dez cães nas ruas da capital. Segundo o coordenador da divisão de animais domésticos Rodrigo Golin, muitos donos soltam os animais durante o dia e só os prendem durante a noite, mas isso não é permitido pois pode causar diversos transtornos à população. Acidentes com veículos automotores e agressões são os principais problemas registrados pelo CCZ.
A doméstica Ângela Cristina Rodrigues é moradora do Bairro Aponiã, na Estrada da Penal, e reclama do grande número de animais soltos. "São muitos cachorros soltos próximo de onde eu moro. Tem uma parte que é de rua e muitos outros eram dos vizinhos que soltavam os cães a noite para eles passearem. O problema é que ninguém conseguia mais andar sossegado pela rua que os cães avançavam", diz Ângela.
Segundo Ângela, depois de diversas reclamações a maioria dos moradores parou de soltar os animais. "As crianças não podiam sair na rua. Uma amiga minha que passa pelo local à noite para ir à escola me contou que já andava com pedras na mão, porque eles ameaçavam atacá-la. Alguns moradores pararam de soltar, mas ainda assim os animais na rua são muitos e causam diversos acidentes, principalmente acidentes com motos", conta Ângela.

Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário