segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Irã admite mal-entendido sobre foto de macaco enviado ao espaço


Por O Globo | Agência O Globo


TEERÃ - O governo iraniano admitiu um mal-entendido, mas sem fraude, das fotos do macaco enviado ao espaço. A façanha do Irã de colocar em órbita uma cápsula com um macaco e afirmar que o animal tinha sido recuperado vivo foi amplamente questionada pela imprensa internacional, já que as imagens divulgadas pela mídia iraniana oferecem notáveis ??diferenças entre o macaco que decolou e o que supostamente voltou para a terra.
- Algumas das fotos divulgadas por uma das agências não eram ligadas ao lançamento, mas fotos de arquivo de macacos preparados para o experimento - explicou Mohammad Ebrahimi, da agência espacial iraniana.
O primeiro levantar as suspeitas de fraude foi o tabloide britânico "Sun". A publicação chamou a atenção para a foto do envio, na qual um homem aparece segurando um macaco com pelos claros e uma mancha acima do olho direito, antes de ser enviado ao espaço. Na fotografia do retorno, porém, o animal ressurge com pelos mais escuros - e sem a tal mancha. Entre as diversas especulações, diz-se que o primata não sobreviveu.

Veja o texto completo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário