segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Canil da Morte: Matança de animais em Manhuaçu

04/02/2014
Canil da Morte: Matança de animais em Manhuaçu

MANHUAÇU (MG) - Em virtude da ampla divulgação do caso da matança de cães no canil de Manhuaçu, especialmente pelas redes sociais e a imprensa, o caso está tomando repercussão nacional e até internacional. Além do abaixo-assinado que soma mais de 11 mil assinaturas, o grupo de protetores de
animais da cidade agora recebe o apoio de ONGs de todo o país pelo fechamento do canil de Manhuaçu e a punição aos responsáveis.

Neste domingo, 02/02, Isabelle Vilefort, José Moreira e Jaime Rodrigues Ferreira estiveram novamente no espaço do canil municipal, na área da Usina de Lixo de Manhuaçu. As cenas chocaram os protetores dos animais e causaram espanto e tristeza nas redes sociais, chegando à repercussão negativa no meio internacional pelos crimes cometidos contra animas irracionais através de ações de pessoas que se dizem racionais. O local que era para cuidar,
virou um campo de morte.

Com a denúncia confirmada por novas fotos e a visita deste final de semana, campanha nacional foi intensificada nas redes sócias em defesa dos animais, exigindo providências da Justiça.

MAIS CENAS FORTES

Os defensores da causa animal encontraram diversas carcaças de animais em estado de decomposição avançada. Alguns cachorros foram jogados recentemente.

O problema que essa novela se arrasta há vários meses sem solução. Existem várias denúncias em relação ao extermínio de cães em Manhuaçu. Na delegacia de polícia foi aberto um inquérito, além do assunto ter sido apresentado ao Ministério Público e outros órgãos.

A informação é do inspetor da Polícia Civil, João Gonçalves Linhares Júnior, que hoje à tarde voltará a subir até o aterro sanitário e ao canil de Manhuaçu para verificar nova acusação de descarte de cães mortos.

A novela envolvendo os cachorros de Manhuaçu começou alguns meses atrás, quando um grupo de defensores dos direitos dos animais denunciou maus tratos e as más condições do canil municipal. Depois, os sumiços dos cachorros das ruas da cidade. Há pouco tempo era possível ver diversos cachorros nas escadarias do Correio, do Fórum, da Caixa, defronte à prefeitura e nas praças. A suspeita é que tenham sido mortos.

VERGONHA

Em entrevista nesta segunda, o vereador e inspetor
da Polícia Civil, Juninho Linhares afirmou que vai cobrar soluções para resolver esse problema. “É uma vergonha para Manhuaçu. Já estive no canil e estou acompanhando o inquérito na Polícia Civil. Cobrei providências do prefeito e se não resolver, vou até Belo Horizonte, nos órgãos superiores. Está todo mundo falando, criticando e parece que a prefeitura não quer ver. Não podemos aceitar mais isso”, afirmou.

Com as novas fotos, as críticas estão sendo gerais ao prefeito de Manhuaçu e sua administração. Ele ganhou a ira dos internautas protetores de animais
do país inteiro. A indignação de gente de todo canto do Brasil é manifestada nos comentários em fotos nas redes sociais.

SEM PROVIDÊNCIAS

O Presidente da Câmara de Manhuçu, Maurício Júnior, também se pronunciou sobre as novas fotos. Ele informou que oficiou a Comissão de Saúde da Câmara para investigar o caso, além de ter enviado nova correspondência cobrando explicações da Administração.

“É um absurdo. Mais um dos descalabros do governo. Há tempos venho cobrando, reivindicando. Já estive no canil várias vezes, cobrei pessoalmente do prefeito e pedi providencias, mas, infelizmente, como em várias outras situações, o prefeito fica justificando o problema, culpa administração passada e nao apresenta solução. Ele se perde em discursos. Tem mais de um ano de governo e até agora não deu jeito de resolver o canil”, lamentou.

Para Maurício Júnior, as fotos são prova mais uma vez das denúncias feitas pelos defensores dos animais. “Eu estive no canil com eles, bem como outros vereadores em novembro e em dezembro. Já foi denunciado e o caso só fica pior. Esta é mais uma oportunidade para o prefeito parar e refletir sobre a rota seguida por seu governo. A sociedade reclama soluções. Já passou da hora dele assumir o problema e vir a público dizer o que será feito de verdade”, afirmou.

Segundo o presidente, as novas denuncias são chocantes. “Jamais admitirei uma crueldade dessas. Temos que chegar ao responsável e exigir punição exemplar a todos os envolvidos”, garantiu.

Ele também informou que o assunto vai ser pauta na reunião de quinta-feira, na Câmara de Manhuaçu, inclusive com espaço para que os defensores de animais se manifestem.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

http://www.portalcaparao.com.br/lernoticia/13575/canil-da-morte-matanca-de-animais-em-manhuacu-

Nenhum comentário:

Postar um comentário