domingo, 2 de fevereiro de 2014

Campinas anuncia um hospital público para atender bichos


Campinas anuncia um hospital público para atender bichos
Instituição vai funcionar onde atualmente está o Centro de Zoonoses e vai receber animais para posterior doação
Thiago Rovêdo - Campinas

Fotos: Arquivo | TodoDia Imagem

Animais receberão cuidados no hospital público antes de serem entregues em doação para famílias da cidade
A Prefeitura de Campinas vai criar um hospital para atendimento público de animais para adoção na cidade. O local, que vai funcionar onde atualmente está o CCZ (Centro de Controle e Zoonoses), vai atender animais que serão doados e dar um suporte por um determinado período.
A confirmação foi feita por Paulo Anselmo, diretor do recém-criado Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal

Segundo informou o diretor, os animais serão recolhidos nas ruas e também em parcerias com ONGs, podendo assim receber os primeiros cuidados antes de serem doados.

Após uma família acolher o animal, ele também vai passar por um acompanhamento para evitar qualquer tipo de doença.

“Os animais podem estar com as ONGs ou com o poder público, para ir com condições boas de saúde. Depois, também vamos garantir um atendimento clínico durante um determinado tempo para acompanhar a saúde do animal”, disse Anselmo. A reforma do CCZ deve começar ainda este ano.

banco de dados

Além disso, a prefeitura já começou os estudos para providenciar um banco de dados com todos os animais da cidade, seja de rua ou doméstico.

O objetivo é fazer um cadastro, um registro e também uma documentação que seria distribuída para os respectivos donos.

“Uma das primeiras atividades é o cadastramento da população animal, com um fornecimento de registro. Estamos, inicialmente, pensando em microchip e oferecer um documento indicando que o animal foi registrado”, afirmou.

A expectativa, acrescentou Anselmo, é de que o banco de dados comece a funcionar ainda neste ano. “Estamos trabalhando nesse assunto no momento”, comentou o diretor.

prevenção

Anselmo destacou que um hospital com atendimento público é pouco eficiente, e por isso, o foco do trabalho do departamento será na prevenção.

“Ao atendimento veterinário em si, o hospital não é bem uma solução de saúde, e sim de doença, porque só procura quem está doente. Para chegar ao hospital, também é necessário um veículo, e por isso, estamos focando na prevenção, e assim, não será necessário a utilização de um centro de atendimento”, afirmou.

Na prevenção, será desenvolvido um programa de castração e controle populacional dos animais, além de trabalhos educativos, com panfletos e simpósios, informa o diretor.

A ideia é que exista um método de prevenção que seja efetivo para que não seja necessário trabalhar com os animais já doentes.

silvestres

O Departamento de Proteção e Bem Estar Animal terá ainda a incumbência de criar o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, a função de prestar atendimento e acompanhamento médico-veterinário com suporte laboratorial aos animais selvagens e à recolocação deles na natureza.

Mudança de secretaria traz vantagens

O presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Animais, Flávio Lamas, disse que a iniciativa de tirar o cuidado dos animais da Secretaria de Saúde e trazer para a Secretaria do Verde é um passo importante no trato com as criaturas. Ele também informou que o Conselho vai participar em parceria com o poder público.

“Até agora, os governos, não só de Campinas, mas de outras cidades, tinham uma visão de saúde, de vigilância sanitária. Agora, com um departamento próprio, o trabalho poderá ser mais focado e específico. Nós, do conselho, pedimos isso durante a campanha do prefeito, e ficamos cobrando, após a eleição para que saísse do papel”, disse.

Segundo Lamas, que já promove feiras de adoção, a prefeitura também vai ajudar nesse sentido.

“O poder público vai fazer recolhimento de animais abandonados, em risco, machucados, e encaminhá-lo para ONGs parceiras, além do próprio departamento fazer a adoção. É muito bom para a cidade ter política de animais domésticos e silvestres”, comentou. | TR



http://portal.tododia.uol.com.br/?TodoDia=cidades&Materia=

Nenhum comentário:

Postar um comentário