segunda-feira, 28 de maio de 2012

Justiça condena prefeitura e rodeio a pagarem multa de R$ 631 mil


Nota sobre a notícia abaixo: A veterinária deve nos explicar porque que

vídeo em http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2012/05/justica-condena-prefeitura-e-rodeio-pagarem-multa-de-r-631-mil.html
26/05/2012

Eapic de São João da Boa Vista é acusada de maus tratos de animais.
Valor corresponde ao descumprimento de um decisão judicial de 2007.
Do G1 São Carlos e Região

 A Justiça condenou a organização da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial (Eeapic) de São João da Boa Vista e a Prefeitura a pagarem uma multa de R$ 631 mil por causa de procedimentos usados no rodeio, que são considerados agressivos aos animais.
O valor corresponde ao descumprimento de uma decisão judicial de 2007, que não autorizou a realização de provas de laços e as que derrubem os animais no chão. A determinação também proibiu o uso de esporas e o sedém, instrumento que pressiona o órgão genital do animal para que ele salte, por provocar sofrimento aos animais.

Documento destaca proibição do uso do sedém
(Foto: Reprodução/EPTV)

Vejam o restante do texto aqui

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cães usados como cobaias na UFSM devem passar por nova cirurgia



16 de maio de 2012


Os animais usados no experimento de um doutorando de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deverão passar por nova cirurgia e serão encaminhados à doação, de acordo com a Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda). Segundo a agência, a determinação foi divulgada pelo reitor Felipe Müller, após reunião com a Comissão de Ética em Uso de Animais (Ceua) da instituição, na segunda-feira.

No início da semana, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) notificou a universidade com pedido de informações sobre a aprovação da pesquisa pela comissão. O projeto do doutorando Cristiano Gomes, sob orientação do professor Ney Luis Pippi, consistiu em retirar parte de mandíbulas de cães cobaias saudáveis para fazer a reconstituição com placas de titânio.

Foto: Jean Pimentel, BD

http://wp.clicrbs.com.br/4patas/2012/05/16/caes-usados-como-cobaias-na-ufsm-devem-passar-por-nova-cirurgia/?topo=87,1,1,,,87

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Vídeo (da RBS TV) sobre os cães da UFSM

vejam o vídeo em http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/05/mp-investiga-maus-tratos-caes-cobaias-durante-pesquisa-na-ufsm.html
14/05/2012

Vanessa Felippe
Da RBS TV

O Ministério Público Federal e a Comissão de Ética em Uso de Animais da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM) investigarão um projeto de doutorado em Medicina Veterinária que vem causando polêmica no município da Região Central do Rio Grande do Sul.
Com uma tese que estuda a reconstrução da mandíbula de cães, um doutorando realizou experimentos em 12 animais que serviram como cobaias – três deles tiveram de ser sacrificados após complicações.

Veja a reportagem toda aqui

MPF investiga abuso a animais em universidade federal


14/05/2012 -
Redação Bonde

O Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul (MPF-RS) instaurou, no dia 10 de maio, Procedimento Administrativo Cível para apurar denúncias de abusos e maus tratos contra animais. As acusações são contra o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

De acordo com notícias que vêm sendo publicadas sobre o caso, estudantes e estagiários deixaram sem atendimento cães que se submeteram a cirurgias para implantação de prótese de titânio na boca. Imagens enviadas ao jornal local mostram animais trancados em gaiolas, deitados em meio à própria urina, com pratos de ração virados e vazios, em um ambiente sem condições de higiene.


Veja o texto integral da reportagem aqui

UFSM- RS: Mais violações descobertas na área de experimentos com animais

fonte: http://contatoanimal.blogspot.com.br/2012/05/
Pedimos a todos que, mesmo à distância, estejam dispostos a colaborar, enviando mensagens de protesto. Instruções logo abaixo.

Nesta segunda-feira, outra manifestação será realizada em frente da Reitoria


Diga não à vivissecção

UFSM Universidade de Santa Maria - RS - Mais violações descobertas na área de experimentos coma animais



Ao que tudo leva a crer, a organização da sociedade e o movimento de conscientização que, durante 3 meses precedeu a realização da II Manifestação Nacional Anti Vivissecção, no último dia 28 de abril, abriu as portas para que toda uma série de denúncias começassem a vir a público.

Ainda sob o impacto das revelações sobre os inadmissíveis abusos e violações cometidos na UNISA, eis que as denúncias sobre a Universidade de Santa Maria, no RS, invadiram as páginas dos jornais brasileiros.
O primeiro a dar à sociedade conhecimento dos fatos foi o jornal Zero Hora
Para que todos se mantenham conscientes do que ainda acontece Brasil afora, nos "bastidores das academias" de terceira categoria, segue aqui o link em questão:.
 http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/05/experimentos-com-animais-revoltam-alunos-da-universidade-federal-de-santa-maria-3753990.html
A matéria, que recebeu o título de "Experimentos com animais revoltam alunos da Universidade Federal de Santa Maria", revela como um de seus estudantes, amparado por seu "orientador", removia parte das mandíbulas e maxilares de cães para implantação de placas de titânio.
Além da evidente inutilidade do "procedimento", objeto de "pesquisa" de um doutorando da Pós-Graduação de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) , fotos enviadas à midia evidenciaram os flagrantes maus tratos dos inúmeros cães submetidos.
E, como não podia deixar de ser, tanto a coordenação da pós-graduação em Medicina Veterinária quanto a direção do Hospital Veterinário e a reitoria da UFSM não tinham conhecimento dos desdobramentos da pesquisa sobre câncer de boca em cães.
Trata-se do já clássico "eu não sabia de nada" ....



Desde que se teve ciência do que ocorre na universidade, as manifestações de ativistas tem sido incessantes. Houve um primeiro dia de protestos em frente à faculdade, onde mais de 4 mil assinaturas foram recolhidas pelos organizadores do ato.
Algumas imagens podem ser visualizadas em:
 http://www.facebook.com/photo.php?fbid=290133091079648&set=a.290086737750950.67613.100002488772852&type=1&theater

A acreditar na veracidade do que foi informado, o MPF já estaria envolvido na apuração das responsabilidades:
 http://direitosdosanimaisemeioambiente.blogspot.com.br/2012/05/maus-tratos-de-caes-na-universidade.html

Ainda segundo notícias da imprensa, também o IBAMA já teria se comprometido com a averiguação e apuração de responsabilidades do ocorrido:
 http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/dsm/19,18,3755442,Ibama-deve-notificar-a-UFSM-em-caso-de-pesquisa-com-caes.html

Novo ato, neste mesmo sentido, está programado para amanhã, 2a feira, como neste momento antecipado na midia especializada:
 http://direitosdosanimaisemeioambiente.blogspot.com.br/2012/05/ongs-fazem-protestos-contra-pesquisa-da.html?spref=fb

Estamos acompanhando o passo deste descalabro através da Luciana Camillo, nossa organizadora da Manifestação Anti Vivissecção em Santa Maria em 28 de abril, diretamente envolvida nos atos de protesto e providências tomadas no cidade com relação a mais esta infâmia, da qual todos os responsáveis tentam agora se eximir de responsabilidade.

Por sua solicitação, pedimos a todos que, mesmo à distância, estejam dispostos a colaborar, seguindo a orientação do pedido que ela nos transmitiu:

-envio de e-mails (educados) para os seguintes destinatários:
Reitor: Prof. Felipe Martins Muller
e-mail do gabinete:  gabinete.ufsm@gmail.com
Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA)
 concea@mct.gov.br
Ministério de Ciência e Tecnologia
 webascom@mct.gov.br

Em função, não apenas desta, como da situação jurídica que afeta todos os animais no Brasil, especialmente no âmbito da experimentação animal, peço a todos que quiserem DE FATO tentar nos aproximar um pouco mais de um código penal que abra espaço para o entendimento abolicionista dos direitos dos animais, que escrevam para o link do Senado especificamente destinado às sugestões sobre o atual código penal brasileiro, para o que uma comissão de juristas vem se reunindo desde o último dia 07 de maio.
Entre no link abaixo e, por favor, exija que os animais passem a ter o estatuto jurídico de SUJEITOS, com direito à proteção legal idêntica conferida aos humanos:
 http://www.senado.gov.br/senado/alosenado/codigo_penal.asp

domingo, 13 de maio de 2012

MPF investiga abuso a animais em universidade federal


HOSPITAL VETERINÁRIO
O Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul (MPF-RS) instaurou, no dia 10 de maio, Procedimento Administrativo Cível para apurar denúncias de abusos e maus tratos contra animais. As acusações são contra o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

De acordo com notícias que vêm sendo publicadas sobre o caso, estudantes e estagiários deixaram sem atendimento cães que se submeteram a cirurgias para implantação de prótese de titânio na boca. Imagens enviadas ao jornal local mostram animais trancados em gaiolas, deitados em meio à própria urina, com pratos de ração virados e vazios, em um ambiente sem condições de higiene.

Veja aqui o texto integral

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Maus-tratos de cães na Universidade Federal de Santa Maria são investigados pelo MPF


Pesquisa polêmica 11/05/2012 |

Maus-tratos de cães na Universidade Federal de Santa Maria são investigados pelo MPF
Inquérito para apurar experimento realizado na UFSM foi aberto na quinta-feira


Denúncias mostraram cachorros em situação precária, mas doutorando nega maus-tratos aos animais
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS
O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito, ontem, para apurar o que aconteceu com os cães que teriam sido vítimas de maus-tratos em decorrência de um experimento feito por um aluno da pós-graduação do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Nesta sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deve decidir se iniciará um processo para também verificar o que ocorreu com os animais.

Leia mais aqui
ZERO HORA



quinta-feira, 10 de maio de 2012

(cães) Experimentos com animais revoltam alunos da Universidade Federal de Santa Maria

Cães cobaias 10/05/2012 |

Experimentos com animais revoltam alunos da Universidade Federal de Santa Maria
Projeto na UFSM removia parte de mandíbulas e maxilares para colocação de placas de titânio

Denúncias mostraram cachorros em situação precária, mas doutorando nega maus-tratos aos animais
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

É inquestionável o avanço que as pesquisas científicas têm proporcionado no desenvolvimento da medicina humana e veterinária.

Mas muitos desses estudos, que utilizam experimentação animal, são polêmicos e deixam indignados quem simpatiza com os bichos.

Em Santa Maria, o projeto de um doutorando da Pós-Graduação de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) revoltou alunos, funcionários e professores do curso.


ZERO HORA
Leia aqui o restante da matéria